MODA : DICAS PARA OS HOMENS

Dicas - MasculinasDicas masculinas Dicas de Moda e informações úteis para homens.




• Homens com estatura baixa devem evitar calças com barra italiana. Este tipo de barra tende a achatar a silhueta;

• A distância da manga do paletó em relação à manga da camisa deve ser de 2 centímetros;

• Ao usar um sobretudo, as medidas ideais são as seguintes: o comprimento deve ser logo abaixo do joelho e as mangas devem cobrir o paletó ou o pulover que estiver embaixo;


Tira dúvidas

Dá para sair da mesmice do terno azul-marinho e cinza?


Como não? Existem as alternativas do tweed, do risca de giz, do príncipe-de-gales, todos os tons de bege, cáqui e até o preto, para os mais sofisticados. Sem falar no branco para o verão, de linho ou de albene. Terno de lã branco, no entanto, é um pavor. Fuja, com todas as forças, do arroxeado, do vinho e do esverdeado. As tonalidades de tijolo ou laranja deveriam ser punidas com rigor da lei.


O que é mais adequado: camisa social com ou sem botões no colarinho?

Camisas sociais com botões no colarinho são sempre um pouco menos formais, mais para o cotidiano. Compromissos cerimoniosos, de dia ou à noite, requerem camisas sem botões no colarinho.

Qual o limite para as ombreiras do paletó?

Há tempos a moda anda bastante razoável no que se refere ao volume dos ombros para os homens e tem mantido os limites próximos de uma proporção natural, sem grandes reforços. Rapazes de baixa estatura devem tomar cuidado dobrado: ombreiras exageradas achatam a silhueta.


Que comprimento deve ter paletó usado por um homem baixo?


O paletó, para qualquer altura, deve cobrir a curva das nádegas. Mas a moda às vezes inventa paletós mais longos, que não favorecem em nada os homens baixos. Nesse caso, recuse a moda e mantenha sua proporção sob controle.

E os cheinhos, que armadilhas devem evitar?

Ternos muito justos ou de tecidos espalhafatosos. Ombreiras grandes, lapelas largas, cores claras tantopara os ternos como para camisas, sobretudo de malha.

Paletó e camiseta?

É uma invenção que favorece os jovens. Não fica bem para todo mundo nem deve ser usada como se fosse uma alternativa normal para paletó e camisa. Com terno, então, ainda é mais difícil. Evite.


Dá para ir a um casamento sem gravata?

Dá se o casamento for de manhã, em fazenda ou clube e se você for muito jovem. Caso contrário, o que custa colocar uma gravata? Casamento é uma cerimônia formal. Respeite o empenho que os noivos tiveram ao preparar a festa, que mesmo em tempo de uniões em série só acontece poucas vezes na vida.


 É mais elegante usar sapatos da mesma cor do terno?

Por favor, não. Imagine um terno bege com sapatos bege! Sapatos masculinos devem ser pretos e marrons, e ponto final. Esqueça a existência de sapatos cinza ou marinho. Ninguém precisa deles.

Está certo um homem usar meias da mesma cor da camisa?

Esse é um bom parâmetro para a roupa esportiva, mas não funciona para ternos ou roupas mais formais. Nesse caso, as meias devem ser uma extensão cromática da calça. Por exemplo: com um terno marinho e camisa branca, elas devem ser marinho ou pretas. Há exceções. Com terno bege ou cáqui claro, usam-se meias marrons e sapatos marrons. E tem mais: se você estiver de blazer marinhoe calça bege ou cinza, as meias devem combinar com o paletó ou com os sapatos.

E meias brancas?

Meias brancas ficam ótimas com tênis, combinam bem com sapatos do tipo dock side usados com bermudas e são toleráveis em mocassins esportivos que acompanham jeans ou calças de brim em tom cáqui. Com ternos e roupas formais, meias brancas são um pavor.

Jeans e sapatos sociais combinam?

Como cão e gato. Jeans só combina com sapatos esportivos.

Pochete, carteira de mão, carteira de pendurar no cinto. Qual a variação aceitável para carregar objetos pequenos?

Nenhuma. São todas muito feias. Use seus bolsos para guardar o que precisa.

Chinelos podem ser dignos?

Claro - se for para acompanhar um belo pijama. Agora, se você estiver se referindo “aqueles” que a gente vê pela rua, pelas praias, pelos clubes, todo o cuidado é pouco. Prefira os modelos mais tradicionais e discretos. Um chinelo “daqueles” pode ser uma catástrofe irreparável para o visual.


Qual o comprimento certo das meias?


Prefira sempre as mais compridas. O segredo é não deixar um pedaço da perna aparecendo toda vez que cruzá-la.



Conheça as principais informações sobre gravatas e os seus diferentes modelos:


Aqueles modelos com desenhos de personagens são legais para usar no dia-a-dia?


Na verdade não são bons nem pra usar no dia de São Nunca. Use modelos texturizados, lisos, com listras diagonais e com padrões geométricos discretos.

Se você é um publicitário moderno, pode usar um modelinho mais ousado, mas seja criativo nas cores.As chances de passar vergonha são menores!!

Gravata pode ser de qualquer tecido?

Antes de escolher cor, largura e estampa verifique na etiqueta qual a composição do produto.

Deve ser 100% lã ou 100% seda.

Ser composta com mais algum outro fio é possível, mas não são as melhores.


Existem manchas que podem comprometer a gravata definitivamente?


Manchas de gordura, cremes e molhos levam a gravata diretamente para o lixo. Tome muito cuidado!


Deixar a gravata guardada com o nó feito pode facilitar a vida?


Se dar nó em gravatas não é a sua especialidade, entendemos; mas não faça o nó hoje para usar a gravata amanhã com a intenção de evitar transtornos. Seus problemas só aumentarão, pois terá que desfazer o nó para passar a gravata e fazê-lo novamente.


Como passar gravatas?


Se isso for necessário regule o ferro elétrico de acordo com o tecido da gravata. Coloque um papel ou cartolina por dentro da gravata para que ela fique bem esticada e as costuras não fiquem marcadas.

Estire a gravata sobre a tábua de passar roupas e passe o ferro num único sentido.


Quando pode usar cores fortes (rosa choque, verde-limão, etc)?


Quando você estiver a fim de dar vexame. Uma gravata lisa rosa choque não combina com nada. As cores fortes podem compor a estampa da gravata com cores neutras como azul marinho, por exemplo.

No entanto, essas mesmas cores em tons mais discretos (próximos aos tons pastéis) são boas opções sob camisas brancas. São interessantes em looks mais modernos: rosa claro, lilás ou amarelo claro.


Pode ir a um casamento sem gravata?


Para casamentos o ideal é ir com gravata. Mas os mais jovens podem deixar o acessório em casa, contanto que caprichem no restante da produção. Pode abrir mão da gravata, não do terno.


Qual a diferença das mais estreitas e mais grossas? Como fica o nó?


É mais uma questão de tendência, em algumas estações a moda é usar gravatas mais grossas e em outras mais estreitas.

O nó deve acompanhar a largura da gravata para ficar proporcional. Quanto mais larga a gravata, maior o nó.


É possível usar gravata e calça jeans? Quando?



Um homem de estilo mais arrojado pode usar gravata com calça jeans, mas com algumas condições.

Com camisa e sapato social e calça impecável, sem detalhes ou rasgos e sempre uma lavagem mais discreta. Deve usar blazer mais acinturado para compor um look mais moderno.

Se der um calorzinho; esquece! Não dá pra tirar o blazer. Ele é que dá o charme do visual. Só de calça e camisa a gravata fica extremamente brega.

Essa combinação é ideal para jantares com amigos, sexta casual e eventos em que o terno não é imprescindível.

O que é o Casual Day?

A proposta é liberar o guarda-roupa dos executivos e vem se tornando cada vez mais comum nas empresas. Mas o que fazer com essa liberdade? Sem saber, muita gente acaba metendo os pés pelas mãos na hora de se vestir. Esclarecemos algumas das principais dúvidas dos profissionais.

Camisa pólo combina com casual day?

Sim. A camisa pólo, depois de celebrizada por Lacoste, tem seu espaço garantido nos momentos casual. Além disso, é confortável e veste bem a maioria dos homens. Para não errar, escolha as lisas e de cores claras, mais discretas. Dependendo do tecido e da padronagem, as camisetas convencionais, de gola careca, podem dar um aspecto despojado à roupa. Mas nunca é demais lembrar que camiseta regata e aquela com o emblema do seu time de futebol devem ter seu uso limitado à praia e aos office-boys, respectivamente.


Qual é o certo: barra lisa ou italiana?


A barra italiana, virada para fora, é feita em tecidos e modelagens mais nobres. A lisa, por sua vez, é mais informal e, portanto, indicada para o casual day. Em tempo: a barra da calça é um dos itens mais sutis da elegância. Longa demais, empapada ou malfeita pode comprometer seu visual.

Qual é o certo: usar calça com ou sem pregas?

Depende do seu gosto pessoal. As calças sem pregas são mais modernas - e podem ser uma solução para disfarçar a barriguinha saliente. As calças com pregas, ao contrário, ajudam a "engordar" os magrelos.

Dá para usar tênis no trabalho?

Antes de mais nada, é bom avisar: são raras as empresas que permitem tamanha informalidade. Mas se mesmo assim quiser arriscar, opte por um modelo em que a cor branca predomine, pois são menos extravagantes. E lembre-se: tênis com calça social, nem pensar! É só com jeans - e olhe lá!