MODA: DICAS FEMININAS

• as magrinhas: evite roupas com listras verticais, prefira as horizontais. Para as gordinhas vale o contrário, as listras verticais nas roupas alongam a silhueta;


• para as gordinhas: evite usar calças bocas de sino ou com cintura muito baixa. Prefira as calças de corte reto;

• Se você tem quadris largos, prefira as combinações parte de cima estampada e parte de baixo cor lisa e escura;

• para disfarçar a barriguinha use vestidos mais largos e também saias mais folgadas com uma blusa franzida que possa ser amarrada na cintura ou um blusão mais comprido.

Tira dúvidas

As brasileiras tendem a ter estatura média, com quadris generosos, silhueta que adoram completar com cabelão comprido e saia bem curta. Como conciliar tudo isso ?

Faltou um detalhe que as brasileiras amam: um salto bem alto e bem fino. O resultado é que parecem ainda mais largas. Cabelo comprido pela altura, quadris largos ficam mais evidentes com saia curtíssima e pernas roliças sobre salto muito alto criam um efeito completamente desproporcional. Quetal ir até o espelho e se olhar de frente e de costas antes de sair de casa ?

Conhecer as proporções é fundamental para se vestir bem.

O ideal para essa silhueta tão brasileira é que os cabelos fiquem próximos aos ombros. Que as saias não dêem a impressão de um quadrado (mesma proporção de largura e comprimento), mas de um retângulo em pé. Saltos altos, sim; altíssimos, não.

Qual o comprimento ideal de um Blazer ?

No passado, normalmente se usava cobrindo a curvatura do bumbum já nos dias de hoje, os blazers são mais curtos e mais justos para marcar a cintura. Mas cuidado! dependendo do estilo de blazer esse comprimento deve ser alterado deixando-o um pouco mais cumprido e não tão justo.

Existe esperança para quem não consegue viver sem ombreiras ?

Existe: rezar para que elas voltem à moda. No momento, as proporções são mais delicadas, mais miúdas. Os ombros devem ser respeitados em seu tamanho natural, podendo ter o apoio de uma ombreira muito suave, que apenas dê sustentação à costura de um paletó. Aquela mania de usar ombreiras até nas camisetas está completamente por fora.

O preto é sempre uma escolha adequada ?

Digamos que é uma escolha que evita grandes escorregões. No entanto, mal usado fica razoável, bem usado fica um arraso. É discreto (sendo chique), é moderno (sendo eterno), é prático (sendo sofisticado). Nos lugares de clima muito quente pode ser substituído pelo seu oposto, o branco. Causa quase o mesmo efeito, mas exige mais cuidado nos sapatos e outros acessórios.

Os especialistas derramam louvores aos jeans clássicos de cinco bolsos. O que fazer com as novidades que aparecem a cada ano ?

Há algum tempo as boas marcas de jeans têm favorecido o modelo clássico. Os enfeites, os metais, as pregas, as lavagens manchadas ou muito localizadas, a modelagem baggy ou semibaggy estão fora do cardápio. Os jeans voltaram a ser uma peça básica e não um item de moda que tem de mudar de cara a cada estação. Quem já saiu da adolescência deve usar o modelo clássico e esquecer as novidades nessa área por enquanto. Barras dobradas para fora são um horror, sempre.

Jeans com blusa de seda: essa combinação é chique ou brega ?

Nem brega, quanto menos chique, podemos dizer que é uma combinação nova e moderna, isso porque,o jeans é uma roupa informal com variação de tingimentos que pode perfeitamente ser usado com tecidos mais leves como é o caso da seda.

Está certo usar tailleur sem meias ?

No verão, com pernas bronzeadas, bem tratadas, é permitido usar tailleur com sandálias, sem meias, para ocasiões não muito formais.

Como escolher a cor da meia-calça ?

Para não ter problemas, escolha meias pretas se você está de roupa escura e meias cor de pele para roupas claras. Meias coloridas, rendadas ou contrastantes exigem um pouco de malandragem de moda.

As mulheres maduras precisam mesmo aceitar que há coisas que não devem mais usar ?

Sem a menor dúvida. Se servir como consolo, lembre-se que não são só as mulheres maduras que temesse problema. Qualquer mulher com mais de 5 anos de idade deve esquecer para sempre os vestidos de mangas bufantes!

É uma questão de bom senso. Saias curtas, por exemplo - por que colocar uma seta vermelha na direção das pernas se essa não é a melhor parte de uma mulher madura, por mais malhada que ela seja. Decotes vertiginosos que expõem o colo também produzem efeitos constrangedores.

Uma alternativa, no caso de roupas de gala ou de alto verão, é o decote nas costas, para senhoras em forma.

Barriga de fora: até quando?

Até 30 anos, até 500 abdominais por dia, até 1 quilo a menos do peso ideal.

As bolsinhas de festa sempre parecem defasadas quando resgatadas do fundo do armário. Existe algum modelo que resolva tudo, para todo o sempre?

Tudo, para todo o sempre? É querer muito da moda. Tente uma bolsa de cetim, pequena e num tom meio acobreado, vagamente metalizada. Ela vai ser muito útil por várias e diferentes estações.

É adequado usar jóias brilhantes durante o dia?

Brilhos ofuscantes combinam melhor com a noite. Durante o dia, as jóias devem ser menores ou mais leves e esportivas. A moda favorece no momento os anéis grandes e as pulseiras múltiplas.

E misturar peças de ouro e de prata?

Não há problema, desde que as jóias sejam do mesmo estilo. O que fica esquisito é colar de ouro, do tipo antigo, com pulseirinhas lisas prateadas e anéis indianos no dedo indicador. Salada de estilos e materiais é que compromete o resultado.

Como deve ser a maquilagem durante o dia?

Ela deve resistir ao teste da janela. Faça a maquilagem, desloque-se do banheiro para a janela mais iluminada de sua casa, leve um espelho e veja se o resultado foi um grito de horror ou um sorriso de satisfação.

Está certo carregar bastante na maquilagem noturna?

Normalmente em festas, bares ou boates a iluminação é mais suave. A maquilagem forte serviria, assim, para realçar os traços e não sumir na penumbra. O problema é que a pessoa esquece que até chegar ao restaurante ou à festa terá de enfrentar as luzes atrozes dos elevadores, da portaria dos prédios e dos estacionamentos de carros. Luzes medonhas que só perdem para as das padarias.